Warning: Creating default object from empty value in /home/teroca10/public_html/wp-includes/ms-load.php on line 138
São Bento da Banda, Padroeiro do Fuá

São Bento da Banda, Padroeiro do Fuá

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Banda do Fuá. Esta quarentona araraquarense hoje se apresenta pelas ruas um pouco mais comportada, mas, no início, era vista como uma invasora profanando as celebrações de Sábado de Aleluia da igreja de Santo Antônio, “uma pêndega ruidosa e anárquica”.

Deixada de molho por alguns anos, em 2000, junto com a Turma do Funil, organizaram-se juntas em prol do tradicional carnaval de rua, já tão sem força à época. No entanto, a parceria durou até 2004 e, desde 2007, a Banda do Fuá sai sozinha pelas ruas da Vila Xavier.

“SÃO BENTO DA BANDA, PADROEIRO DO FUÁ” – Por mais que se esforcem, os patriarcas da indústria fonográfica nunca irão conseguir enterrar o legado cultural das marchinhas de Carnaval. Um país que teve o privilégio de contar com Lamartine Babo, Braguinha, Capiba em seu time de compositores, um povo que aprendeu a cantar “As pastorinhas”, “Evocação número um” e “Confete”, jamais irá abrir mão de sua forma única de festejar o reinado de Momo. E aqui em Araraquara temos o orgulho de participar da Banda do Fuá, que hoje arrasta mais de dez mil pessoas todos os anos, percorrendo as ruas e avenidas da cidade, faça chuva ou lua cheia. Aí é que entra a proteção do padroeiro.