Warning: Creating default object from empty value in /home/teroca10/public_html/wp-includes/ms-load.php on line 138
Chapinha

Chapinha

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

José Marilton da Cruz, o Chapinha, natural de Urubutema, Ceará, é sambista, compositor e um dos fundadores do Samba da Vela, em São Paulo.

Militante do samba, Chapinha explica seu envolvimento com o samba através da genética, pois seu pai, Canário, e seus irmãos formavam um grupo de samba. Claro, com ele não haveria de ser difrente.

Em meados de 1980, após uma longa espera, Chapinha conseguiu se fazer ouvir pelos grandes da Vai-Vai e, dois anos de estágio depois, passou a fazer parte da Ala dos Compositores da escola. “Vale do Anhangabaú” foi seu primeiro samba de partido alto gravado pela Ala, da qual, hoje, é o presidente.

Em 2000, junto com Paquera e os irmãos Magno e Maurílio, Chapinha fundou o tradicional Samba da Vela, que tem como madrinha a sambista Beth Carvalho.

“SANTO LEITÃO” – História real de uma família da Vila Xavier, bairro mais populoso de Araraquara, que apartou um porco pro almoço pascoalino, desconhecendo que o mesmo era astucioso e fundista de 100 metros rasos… Foram parar dentro da Igreja de Santo Antônio, durante a missa dominical, todos os 15 integrantes da família, atrás do porco que liderava a corrida. O padre, estupefato, parou a reza, devido aos seus fiéis tomarem o partido do suíno, com conseqüências até hoje não todas esclarecidas.