Warning: Creating default object from empty value in /home/teroca10/public_html/wp-includes/ms-load.php on line 138
Luiz Grande

Luiz Grande

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Luiz Grande, cantor e compositor, nasceu em Copacabana.

Ainda novo, integrou a Ala de Compositores do Bloco Coração de Meninas, na zona portuária do Rio de Janeiro, no bairro da Saúde. Mais tarde, passou a compor a Ala dos Compositores  da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, em Ramos.

Tornou-se famoso, primeiro indiretamente, ao fazer sucesso através da voz do seu compadre João Nogueira, que gravou dele “Maria Rita”, “A força do samba” e “Na boca do mato” , entre outras. Mais recentemente, lançou seu primeiro trabalho solo, no qual, além de sambas já consagrados, manda sambas de primeiríssima linha, com a sua verve malandreada em “Sambando com os braços” e seu lirismo em “Aos caprichos da lira”.

Junto com Barbeirinho do Jacarezinho e Marcos Diniz forma o “Trio Calafrio,”  nome  dado por Zeca Pagodinho, que gravou inúmeros sucessos do Grande.

“MACARRÃO SEM MOLHO” – Sinceramente, fiz até uma “pesquisa” entre os amigos para se ter a certeza de que minha opinião era também a opinião da maioria. Quase unanimidade. Macarrão sem molho é como se ir a Roma e não ver o Papa, com todo respeito ao miojo e correlatos. Sinônimo humano seria aquele político corrupto – outra quase unanimidade – aquele centroavante amigo do técnico; sinônimo musical seria aquele samba-enredo-de-refrão-fácil-pra-enganar-turista.